Mulheres no legislativo

Publicado em 01/11/2018 às 09:01 - Atualizado em 01/11/2018 às 09:03

Mulheres
Créditos: Legislativo Serra Alta Baixar Imagem

No mês de outubro, tomou posse a suplente de vereadora, senhora Edione Marcia Detoni Pandolfo pelo período de um mês. Este fato, histórico, foi comemorado pela Câmara, que já possuí três vereadoras titulares, e neste mês, tendo a quarta representação.Com este fato histórico no Legislativo de Serra Alta, a Vereadora Suplente Edione Marcia Detoni Pandolfo destaca que:

Perante a lei às mulheres possuem os mesmos direitos que os homens, porém há grande limites impostos em ações de mulheres, dessa forma por mais que existam dificuldades não deixam de ser guerreiras. Por tanto, o papel da mulher frente a sociedade atual é fundamental para que tenha mais igualdade, fraternidade e acima de tudo possibilidade de um futuro melhor para todos.

Contudo a vereadora Jaqueline afirma que:

Primeira vez na história do município, a mulher tem representividade quase que igualitária no poder Legislativo. Que este momento sirva de exemplo e incentivo às demais mulheres serraltenses, para que façam parte da política e contribuam na construção da sociedade que almejamos.

A vereadora Elenice salienta que:

Tenho orgulho de fazer parte desta legislatura, sou vice-presidente e sei da importância dos trabalhos desempenhados por nós mulheres na casa. A primeira secretária da mesa Jaqueline Noal Donida, e as vereadoras Patrini Marieli de Souza e Edione Detoni Pandolfo. E sem deixar de mencionar as demais servidoras que conosco vereadoras vem desempenhando com brilhantismo o seu papel.Para mim é um grande privilegio fazer parte desta história de luta, força e determinação das mulheres. Se nós queremos ser representadas precisamos participar mais. Seja no parlamento, ou na sociedade como um todo, precisamos votar em mulheres, se candidatar, participar mais da política em si.

Para finalizar a vereadora Patrini enfatiza:

Discorrer sobre a trajetória política das mulheres é falar de conquistas, é abordar as mudanças ocorridas na sociedade que fizeram com que a mulher deixasse de ter apenas o lar como lugar de atuação e passasse a estar presente também no mercado de trabalho, em todas as instâncias sociais. É falar sobre luta, democracia, opressão, preconceitos, vitórias.

Infelizmente ainda nos surpreendemos quando a figura feminina alcança lugares na política. O que deveria ser algo normal ainda gera discussão, gera espanto.  Mas o cenário está mudando, a presença das mulheres no espaço público vem quebrando preconceitos e promovendo profundas mudanças nas relações domésticas e sociais. Meu desejo é que consigamos mostrar para a sociedade a força feminina, o poder de mudança. Pois como diz um ditado, as mulheres só ainda não dominaram o mundo porque ainda não decidiram qual a roupa certa que irão usar para a ocasião.

Brincadeiras a parte, embora nossa sociedade já tenha avançado bastante, ainda há muito para ser feito para a construção de uma democracia plena, tanto em igualdade na participação política quanto na garantia aos direitos de cidadania a toda população.

Por fim, acredito que acima de tudo devemos nos focar nos objetivos como figuras políticas, como representantes do povo, trabalhando juntos, homens e mulheres, para o bem comum.

Portanto no mês de outubro, destaca-se a maior bancada feminina da história da Câmara de Serra Alta, cada uma com suas qualidades, diferenças, mas com o mesmo objetivo que é legislar em prol do povo. Apesar das desigualdades, a mulher conquista cada dia mais recompensas e reconhecimento em razão do trabalho em todas as áreas, todas assumindo seu papel na construção de um Brasil melhor.

• {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}